PESQUISAR GOOGLE

sábado, 25 de fevereiro de 2012

URCESINO XAVIER APOIOU PROPOSTA DE MUDANÇA CAPITAL ESTADO CEARÁ PARA QUIXERAMOBIM EM 1892




60ª Sessão Ordinária da Assembléia Legistativa do Ceará. Em 10 de outubro de 1892.
Presidência do Exmo. Sr. Dr. Gonçalo Souto.
Secretário os Srs. Agapito e L. Feitosa.


Projeto nº 52.
A Assembléia Legislativa do Ceará.
Resolve:
Art. 1 – Fica o presidente do Estado autorizado a transferir, dentro do prazo de cinco anos, a sede do Governo desta cidade para a de Quixeramobim.
Art. 2 – Promulgada esta solução, o presidente nomeará uma comissão para, mediante prévio estudo, dar o seu parecer sobre:
a) Aquisição de prédios particulares e necessário melhoramentos destes, de modo a servirem para repartições públicas da nova capital.
b) Edificação de outros destinados ao mesmo fim.
c) Orçamento das despesas prováveis com tais aquisições e obras.
Art. 3 – Feito o orçamento, o Presidente solicitará do Poder Legislativo, em sua 1ª reunião, a decretação da verba, que as forças do Estado permitirem, a fim de iniciar os serviços, de que trata o artigo antecedente; repetindo-se esta solicitação nas subsequentes sessões da Assembléia, até que se completem as obras aludidas.
Art. 4 – No penúltimo ano do prazo indicado no artigo 1º se antes não se tiver operado a transferência da capital, o Presidente, na falta de verba ou de numerário, venderá os prédios próprios prescindíveis à realização da dita transferência, que em todo caso se efetuará dentro daquele prazo.
Art. 5 – Revogam-se as disposições em contrário. S. R. João Paulino de Barros Leal, Amorim Garcia, Lourenço A. Feitosa e Castro, Francisco Cunegundes, Alves Barreira, URCESINO XAVIER DE CASTRO MAGALHÂES , Francisco Gomes

Urcesino Xavier de Castro Magalhães, nascido em 1841, foi nomeado tabelião do Público, Judicial e Notas. Escrivão do Crime e Civel na Vila de Santana do Acaraú, em 1867 quando a cidade era chamada de Licânia e sua terra natal , permanecendo na função até seu óbito no primeiro quartel de 1900. Segundo consta do livro "Assembléia Legislativa 1835-1947", de autoria de Hugo Vitor Guimarães, Urcesino Xavier de Castro Magalhães, que era líder político de grande influência e tinha a patente de coronel da Guarda Nacional, logo que foi criado, em 1891, o Centro Republicano Santanense, foi eleito seu segundo vice-presidente. Registre-se que Urcesino Xavier de Castro Magalhães, possivelmente descendente dos Castros e Silva de Aracati que migraram para o vale do Acaraú através de uma linha de batina ainda não devidamente comprovada, foi um dos 36 deputados constituintes do Ceará, que elaboraram e assinaram a Constituição Estadual, promulgada em 1892, havendo exercido outros mandatos legislativos no final do século XIX  Era casado com a senhora RITTA DEPHA DE FARIAS nascida em Santana do Acaraú-CE, que era filha do Capitão ANTONIO LUIZ DE FARIAS, avoengo de grande parte dos atuais santanenses.
PDF]

Ferreira da Ponte - TOMO VIII - Genealogia Sobralense

www.genealogiasobralense.com.br/.../44e0b4551563d2a7e85bba34801...
 
A 3ª com Júlia Urcesino Cavalcante, filha de Urcesino de. Castro e Rita de Castro. Pais de: Do 1º matrimônio: (Sem sucessão). Do 2º matrimônio: 7n.2080.



VISITEPIANO SOLO
http://www.memoriadocinema.com.br/

Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/



LEIA  ARQUIVO GENEALOGICO

RAÍZES ACREANAS: MEMORIAL URCESINO 

1936-1986 50 anos descobrindo o Brasil - Biblioteca do IBGE